Receba Dicas Exclusivas
de Finanças e profissões
em seu e-mail. [é grátis!]

Finanças Pessoais

Como Limpar o Nome?

Como Limpar o Nome

Como Limpar o Nome

Seu orçamento estourou e você ficou com o nome sujo? Saiba tudo sobre como limpar o nome de forma correta e sem cair em armadilhas.

Ninguém deixa de pagar uma dívida ou conta porque quer. O sistema financeiro sabe muito bem disso, mas observa a sua capacidade de recuperar o seu crédito junto às instituições credoras e isto, em tese, significa que quanto antes você conseguir regularizar seu nome, melhor.

Existem muitas empresas e sites que dizem conseguir regularizar seu nome de forma fácil e rápida. É preciso muita atenção ao contratar estes serviços, pois o que conta mesmo é a sua capacidade financeira de quitar suas dívidas em atraso e que por ventura tenham negativado seu nome.

Neste artigo você vai ficar sabendo como limpar seu nome sem pagar nada a mais por isso, como limpar o nome e aumentar seu score, como regularizar sua negativação no SPC/Serasa ou na justiça e muito mais. Confira.

 

Como Limpar Seu Nome de Graça?

Como Limpar Seu Nome de Graça

Como Limpar Seu Nome de Graça

O famoso “nome sujo”, popularmente conhecido, significa que você está negativado na praça de crédito. Geralmente isso ocorre quando você atrasa alguma conta ou dívida, gerando cobranças e, permanecendo a inadimplência, seu nome é incluído nos serviços de proteção ao crédito.

O ruim desse processo é que à dívida original serão incluídos multas, juros e muitas vezes despesas e custas dos escritórios de cobrança, responsáveis por contatar você e propor formas de quitação do débito.

Uma vez negativado, você passa a querer “limpar seu nome” e é muito comum encontrar várias empresas especializadas em fazer isso, inclusive na internet. Ter dívidas e estar negativado gera muitos transtornos e dor de cabeça e pode até, em um primeiro momento, parecer impossível regularizar esta situação.

Por este motivo, querendo se livrar logo do problema, muitas pessoas procuram tais empresas para negociar o(s) débito(s) que gerou a negativação. No entanto, quem vai pagar a dívida será você, não estas empresas.

Ao contrário do se pensa, você vai ter é um ônus a mais ao contratá-las, sendo que é totalmente possível limpar seu nome de graça, ou seja, pagando apenas sua dívida. Para tanto, siga o passo a passo bem simples que listamos abaixo:

1º. Conheça Bem o Tamanho de Suas Dívidas

É a primeira coisa a ser feita: conhecer a real dimensão de suas dívidas. Para tanto, liste todas as contas em atraso que já geraram cobrança e consequente negativação. Atente-se também em verificar se não há nenhuma outra conta em atraso que possa ter caído no esquecimento.

Esse tipo de consulta pode ser feito facilmente pela própria internet pois muitas empresas mantêm os cadastros de devedores disponíveis para consultas gratuitas em suas páginas, para que o consumidor saiba se está devedor ou não.

O próprio Serasa oferece este tipo de serviço, gratuitamente, bastando realizar um simples cadastro.

 

2º. Faça um Planejamento Financeiro Mensal

Uma vez ciente de quais contas estão em débito e gerando a negativação, você precisa passar para a próxima etapa, que é quitar tais débitos e regularizar seu nome. Para tanto, você precisará primeiro consultar o seu próprio orçamento mensal.

Isso porque você não vai deixar de pagar uma conta para pagar outra, pois assim só estará trocando de problemas. Você precisará cortar despesas desnecessárias como, por exemplo, reduzir planos de telefonia, internet, TV a cabo, etc., para ter uma sobra e com esta quitar suas dívidas.

 

3º. Você Pode Trocar Suas Dívidas

Em algumas situações, você pode vir a trocar uma dívida por outra quando, por exemplo, a segunda tiver juros menor que a primeira e maior possibilidade de negociação e prazo.

Embora pareça não fazer muito sentido esse tipo de troca de dívidas, essa estratégia pode ser muito útil para quem tem débitos com juros muito altos e/ou com prazos curtos de quitação. Vale analisar com calma e muito cuidado antes de realizar este tipo de negociação.

 

4º. Contate Seus Credores

Agora que você já sabe quais são os seus credores e o tamanho da sua dívida e já sabe também de onde irá tirar o dinheiro para quitá-las, bem como o valor de que dispõe para isso, vale contatar diretamente seus credores para negociar.

Ao fazer isso, pergunte:

  • Qual o valor atualizado de sua dívida (com certeza esse valor será bem alto);
  • Qual o total para pagamento à vista (é provável que imputem um desconto favorável neste valor);
  • Não dá para pagar à vista, então, quais as opções de parcelamento (estas parcelas devem caber no seu bolso);
  • Quais outras possibilidades de negociação ofertados?

Lembre-se que a empresa credora quer te ajudar a quitar seus débitos, pois para ela não é nada vantajoso manter seu nome negativado. Primeiro porque, desta forma, você fica impedido de pegar novo crédito e segundo que o valor em débito é uma pendência nas contas da empresa.

 

5º. A Negociação

Passadas as etapas acima e chegado à um acordo “favorável” à ambas as partes, é chegada a hora de honrar com os compromissos. Isso quer dizer que no momento em que você quitar a primeira parcela, a empresa credora deverá retirar seu nome dos cadastros restritivos.

Por regra, após o pagamento da dívida, a empresa credora tem até 5 dias úteis para retirar o seu nome de qualquer restrição com o Serasa e/ou SPC.

 

6º. Cumpra Sempre Com o Combinado

Ao fechar uma proposta com a empresa credora, evite descumpri-lo. Se isso acontecer, você pode perder descontos e outras possibilidades de negociação, além de ter seu nome novamente negativado.

 

Limpando o Nome no Cartório

Estar com seu nome inserido no SPC e/ou Serasa é diferente de tê-lo sob protesto. Estar protestado é quando um devedor deixa de pagar algum título e o credor registra tal dívida em cartório.

Para regularizar seu nome, neste caso, consulte primeiro no SerasaConsumidor o seu CPF. Assim, você saberá em qual cartório seu nome está inserido e na página do SerasaConsumidor ainda irá aparecer o número deste cartório e a localidade.

Já com todas as informações do credor e da dívida, você irá precisar:

  • Efetivar o pagamento da dívida nos bancos credenciados (não há a possibilidade de parcelamentos);
  • Solicitar ao credor uma carta de anuência, que é exatamente a declaração onde o credor autorizará que o título da dívida em protesto seja cancelado;
  • Com esta carta em mãos, você deverá leva-la ao referido cartório onde se encontra o protesto para retirar o seu nome do mesmo.

O cartório irá enviar para a Serasa todas as informações do pagamento feito, para regularização do seu nome. Esse processo pode levar até 5 dias úteis também.

 

Como Limpar o Nome e Aumentar o Score

Como Limpar o Nome e Aumentar o Score

Como Limpar o Nome e Aumentar o Score

É normal quando regularizamos uma dívida, limpando nosso nome, nos fazermos a pergunta “como aumentar meu score rápido ?“. Será que isso é possível ?

O processo para aumentar seu score envolve:

  • Consulte com frequência seu CPF, tanto para saber se está tudo bem como para verificar seu score;
  • Negocie e regularize sua situação financeira de um modo geral. Evite atrasos de contas e novas negativações;
  • Invista em sua educação financeira, controlando gastos e seu orçamento mensal;
  • Utilize seu crédito de forma consciente, ou vai contrair novas dívidas que terá dificuldade para quitar.

Além destas dicas preparamos um artigo sobre como aumentar o score que vale a pena ler; para acessá-lo basta clicar aqui.

Como Limpar o Nome no SPC

Você consegue fazer isso gratuitamente no próprio site do SPCBrasil. Para tanto, será preciso realizar um breve cadastro no item “negociar dívida on-line, informando seu CPF ou CNPJ, entre outros dados e documentos pessoais.

Feito isso, já será possível verificar se há ou não dívidas pendentes. Se houverem, no próprio site do SPC é possível negociá-las, clicando em “quero negociar”. Lembre-se de seguir o passo a passo que sugerimos logo acima para limpar seu nome.

 

Como Limpar o Nome na Receita Federal

Se você precisa regularizar seu CPF na Receita Federal, quando consta como CPF suspenso, bloqueado, inválido, inativo, cancelado, irregular ou outros, primeiro você precisará identificar a origem do problema, o fato gerador da instabilidade em seu CPF.

Se for dívidas em impostos, por exemplo, é possível verificar e até negociar diretamente no site da Receita Federal. Abaixo, listamos alguns links úteis para fazer isso:

 

Como Limpar o Nome na Justiça

Se há qualquer pendência com a justiça, é bem provável que você receba a visita quase que indesejável de um Oficial de Justiça. Se isso acontecer, fique calmo, porque você vai descobrir aqui o que fazer.

Geralmente uma ação judicial acontece quando uma pessoa processa a outra, pedindo a interferência do Estado e uma indenização. O Poder Judiciário é que decidirá quem merece ganhar a referida causa.

Caso você ainda não tenha sido intimado por essa dívida, referente à alguma ação judicial em seu nome, é possível saber mais sobre ela consultando o relatório de pendências no próprio site do Serasa Consumidor.

Neste caso, é aconselhável resolver a situação o quanto antes, preferencialmente direto com a pessoa ou empresa envolvidos na ação. No entanto, se já foi intimado, deverá comparecer à audiência e cumprir rigorosamente os prazos estipulados pelo juiz.

Para baixar a dívida, no caso de ação judicial, a ordem deverá ser cumprida de acordo com a determinação deste juiz que a emitiu e os documentos (liminar, ofícios, certidões, requerimentos, etc.) deverão ser entregues pelos Correios ou em uma Agência Serasa mais próxima para regularização do seu nome.

 

Como Limpar o Nome no Banco do Brasil

Se houver negativação originada pelo Banco do Brasil, existem três canais disponibilizados pelo próprio Banco para regularização, a saber:

  • Renegocie direto no App BB, acessando sua conta e escolhendo a opção “Solução de Dívidas” no menu principal.
  • Renegocie também pelo Autoatendimento na internet, acessando sua conta e escolhendo a opção “Solução de Dívidas” no menu lateral.
  • Renegocie também pelo WhatsApp Salve, através do número (61) 4004-0001 no seu celular e fale diretamente com o atendimento do banco enviando a hashtag #renegocie.

 

Como Limpar o Nome no Boa Vista

Negativado pelo SCPC Boa Vista? É muito fácil regularizar sua situação. Basta acessar o site do Boa Vista, fazer um cadastro rápido e obter um login. Deste modo você irá conseguir identificar as pendências, através do seu CPF, que existem em seu nome.

É possível realizar uma contraproposta e negociar sua dívida. Esta possibilidade aparece no próprio site quando as instituições credoras participam do “Acertando Suas Contas Virtual”. Se não for o caso, precisará contatar diretamente a empresa credora para a negociação.

Uma vez fechado o acordo, automaticamente, o sistema irá gerar um boleto e, feito o pagamento, seu nome será regularizado.

 

É Verdade Que o Nome Limpa Depois de 5 Anos?

Sim, é verdade sim! Após este período de 5 anos, teoricamente, sua dívida irá caducar e seu nome será automaticamente liberado. Em tese, você não poderá ser negativado novamente pela mesma dívida e seu nome será removido de todos os órgãos de proteção ao crédito como o SPC e Serasa.

Além disso, o credor não poderá exigir que tal cobrança seja feita na justiça nem tão pouco em cartório. No entanto, isso não impede que a empresa credora continue cobrando o valor da dívida, só não poderá negativá-lo novamente por ela.

 

Conclusão Final

Com todas estas orientações, com certeza você irá conseguir regularizar seu nome e encarar o problema sem medo. Existem ainda outras formas bem favoráveis de negociar sua dívida, como programas de negociação de dívida promovidos pelos órgãos de proteção ao crédito.

Um bom exemplo é a Semana dos Bancos e Financeiras, criado pelo Serasa e que disponibiliza negociações online. Há também o Feirão Limpa Nome, que é uma ótima oportunidade de conseguir bons descontos e condições especiais para regularização do seu nome.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.